quinta-feira, 22 de novembro de 2007

CEFARCIRANDA movimenta o Palácio das Artes com oficinas de dança, teatro e música.

A Fundação Clóvis Salgado promove durante o segundo semestre o CEFARCIRANDA, uma série de oficinas gratuitas para profissionais e alunos de dança, música, ópera e teatro de escolas de Belo Horizonte. A iniciativa tem como objetivo integrar os participantes ao cotidiano, profissionais, salas de aulas e espaços do Palácio das Artes, incentivando a troca de experiências entre grupos artísticos diversos.

Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o Palácio das Artes, não de forma contemplativa, como público, e sim, como os alunos que são formados pela escola. “A proposta é que as escolas e grupos comunitários façam as inscrições e não um indivíduo isolado. Será importante a participação também do professor, que vivenciará a troca de experiência e poderá amplificá-la em seu local de origem, bem como estabelecer um ganho real para a comunidade, como agente multiplicador”, afirma a Diretora de Ensino e Extensão Patrícia Avellar Zol.
A última edição ocorrerá no dia 24 de novembro. Os encontros aconteceram nos dias 29 de setembro e 27 de outubro.

Oficinas
Ao longo destes meses, o CEFARCIRANDA oferecerá oficinas com conteúdos variados e profissionais renomados no mercado. Da área de música, destacam-se Você sabe ouvir música?, ministrada pelo professor Robério Molinari, que visa despertar o interesse do público na escuta da música erudita e a Oficina de Ritmo e Percussão, na qual a professora Marilene Trotta ensinará o uso de instrumentos de percussão alternativos e percussão corporal.

Para os interessados em teatro, serão oferecidas oficinas com abordagens variadas, com destaque para Reinvenções: diálogo entre espaços e narrativas, com Ines Linke e Letícia Andrade e O corpo sonoro e a composição da cena, no qual os professores Ricardo Garcia e Lenine Martins pretendem ampliar a percepção dos participantes para estímulos sonoros geradores de ações físicas, estabelecendo jogos corporais. Já para os interessados em cursos de dança, há destaque para Iniciação ao Videodança: corpo e câmera, com Paola Rettore e Marcelo Kraiser, Ensino do Folclore na Escola, com a professora Águeda Kallás e Metodologia do Ensino da Dança, com a professora Mirza Ferreira.

Para os bboys e para os fãs de hip hop e street dance, haverá oficinas com a coreógrafa Sonia Destri, da Companhia Urbana de Dança do Rio de Janeiro. A Cia de Dança Urbana é formada por um grupo de 12 jovens, que fazem uma releitura particular e criativa em dança urbana. Os integrantes do grupo, que se caracterizam por uma história marcada pela desigualdade social, fizeram da dança um projeto de vida e se tornaram grandes multiplicadores (professores e monitores) em projetos sociais, sendo referência para muitos jovens com origens semelhantes. No Palácio das Artes, eles vão oferecer oficinas aos jovens mineiros e, ao final, será montado uma performance com os participantes.

As inscrições devem ser feitas de 9h às 18h, no Departamento de Extensão da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), na avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte.

Mais informações pelo telefone (31) 3236-7429.

Nenhum comentário: